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Revista Equilíbrio - artigo de Outubro

por Sandra Almeida, em 18.11.09

Alimentos fundamentais no Inverno


No Inverno, a alimentação da maioria das pessoas sofre grandes alterações: a fruta e as saladas tornam-se menos apetecíveis com o frio, é mais difícil beber a quantidade diária de água recomendada, os iogurtes são muitas vezes substituídos pelo café ou chocolate quente... Estas alterações podem levar a uma diminuição significativa da ingestão de vitaminas e minerais, diminuindo as defesas do nosso organismo e tornando-o mais susceptível a determinadas doenças, nomeadamente gripes e constipações. Além disso, podem levar também a um aumento significativo do peso durante o Inverno.


Para contrariar esta tendência e aumentar a ingestão de nutrientes, podemos utilizar alguns truques:

- sopa de legumes: rica em vitaminas e minerais, água e muita fibra. Comece sempre as suas refeições com um prato de sopa de legumes – com poucas calorias consegue ficar saciado e diminuir a ingestão de alimentos mais calóricos e menos nutritivos.


- leite quente com cevada ou canela: o café tem benefícios para a saúde mas o seu consumo excessivo tem sido associado a um aumento da tensão arterial, possível aumento do risco de infertilidade e osteoporose e também a uma perda significativa de minerais junto com a urina. Para diminuir o consumo de café, opte pelo leite, muito rico em cálcio, e coloque cevada ou canela em vez de café.


- chás quentes: para aumentar a ingestão diária de água, utilize os chás quentes. Reveja na edição de Agosto da Revista Equilíbrio algumas plantas que ajudam no controlo do peso e que pode utilizar como infusões.


Para a prevenção de gripes e constipações, além da ingestão adequada de todos os nutrientes, devemos ter especial atenção com a vitamina C. Esta vitamina é um poderoso antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunitário. As principais fontes de vitamina C são: citrinos, kiwis, bróculos, couves de bruxelas, salsa, morangos, tomates e acerola.


O alho é também um alimento muito importante no Inverno pois tem propriedades antivíricas, bactericidas e anti-sépticas, sendo considerado como um “antibiótico natural”. Não se esqueça de colocar alho na sua sopa!


Para além dos alimentos, as plantas medicinais também nos podem ajudar a passar o Inverno sem gripes. A Equinácea é a planta mais utilizada para este efeito pois estimula o sistema imunitário.

Não perca na próxima edição: a menopausa e a alimentação!

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