Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Alergia ao níquel

por Sandra Almeida, em 05.01.10
A alergia ao níquel manifesta-se normalmente como uma alergia de contacto, surgindo na pele um prurido, vermelhidão e umas pequenas vesículas. É muito frequente nas orelhas perfuradas e nas mãos.



Esta alergia surge após um contacto continuado com este metal e é muito frequente na população, principalmente nas mulheres, dado que este metal é muito usado no fabrico de jóias e bijuterias, existindo também nas moedas, utensílios de cozinha e até nos telemóveis!




Além da alergia local (nas zonas do corpo em contacto directo com o níquel) pode surgir também um problema mais generalizado, com eczemas e urticária por todo o corpo.

Se suspeitar de uma alergia ao níquel, deve evitar o contacto directo com este metal e procurar um dermatologista, mas é fundamental não esquecer que o níquel também existe nos alimentos!

Assim sendo, deve evitar os alimentos mais ricos em níquel, nomeadamente o cacau, chocolate, frutos secos, todos os alimentos em conserva, pêras e tomate.
No entanto, o teor em níquel dos alimentos depende da concentração de níquel existente no solo onde estes foram cultivados, logo tente fazer uma dieta muito pobre em níquel até melhoria dos sintomas e depois reintroduza estes alimentos lentamente, verificando a sensibilidade do seu organismo a cada alimento.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.04.2010 às 16:19

Muito boa sua sugestão.Obrigado.
Sem imagem de perfil

De Sandra Almeida a 23.04.2010 às 00:57

Obrigada e volte sempre :)

Sandra

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog