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Importância da Nutrição na Saúde em Geral

por Sandra Almeida, em 26.02.12
Todos nós já ouvimos a expressão “nós somos o que comemos”, mas nem sempre lhe damos a devida importância.

Quando ficamos doentes ou temos alguma alteração no nosso organismo, pensamos logo em tomar medicamentos, esquecendo que, muitas vezes, simples alterações no estilo de vida tais como ter uma alimentação mais equilibrada e praticar actividade física, podem ser suficientes
para prevenir e até tratar muitos dos desequilíbrios do nosso corpo.

Patologias como a obesidade, a diabetes, a hipertensão arterial, o aumento dos níveis de colesterol ou triglicerídeos, a apneia do sono, a anorexia, a bulimia ou até mesmo o cancro, estão intimamente relacionadas com a forma como nos alimentamos no nosso dia-a-dia.

Esta questão da alimentação torna-se ainda mais importante se tivermos em conta que existem cada vez mais pessoas com excesso de peso, tanto no nosso país como na maioria dos países desenvolvidos, e que este excesso de peso traz consequências muito negativas para a saúde.

Pensar que o excesso de peso é apenas uma questão de estética é um erro muito comum mas a verdade é que pequenas perdas de peso levam a grandes ganhos em termos de saúde, nomeadamente no risco de doenças cardiovasculares e nos problemas ósseos e articulares, tão
frequentes no nosso país.

Apesar da importância inquestionável da nutrição, o Serviço Nacional de Saúde continua a não oferecer aos seus utentes um acesso fácil a uma consulta de nutrição. De facto, há ainda muitos hospitais e centros de saúde que não têm nutricionista, obrigando quem necessita de apoio nessa área a recorrer ao privado.
Além disso, a informação que é fornecida pela televisão, pela internet e pelas revistas nem sempre é a mais correcta, levando à existência de muitos mitos na área da nutrição, principalmente no que se refere a dietas e perda de peso.

Este blog pretende esclarecer dúvidas e fornecer dicas práticas para que o seu dia-a-dia seja mais saudável!

E como primeira dica, sugiro que comece a respeitar os horários entre refeições! Faça pequenas refeições de 3 em 3 horas e verá que controla muito melhor o seu apetite às refeições principais,
diminuindo a ingestão calórica total do seu dia.
Além do controlo do apetite, não passar mais de 3 horas sem comer fará com que o seu metabolismo se torne mais rápido, ajudando no controlo do peso.

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