Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





O famoso colesterol!

por Sandra Almeida, em 05.02.11
Quais os melhores chás, sumos, batidos e vitaminas contra o colesterol?
Quais os melhores alimentos contra o colesterol?
Que alimentos devem ser evitados?

A hipercolesterolémia corresponde a um nível excessivo de colesterol no sangue. Este excesso não provoca qualquer tipo de sintomas mas favorece o desenvolvimento de aterosclerose (placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias), diminuindo o fluxo de sangue para o coração e aumentando seriamente o risco de sofrer um enfarte agudo do miocárdio ou um acidente vascular cerebral.

A alimentação não é a única causa de hipercolesterolémia pois existem situações em que o próprio organismo produz colesterol em excesso. Mesmo nestes casos, uma alimentação equilibrada é fundamental para não agravar este problema.

Os cuidados alimentares mais importantes para descer os níveis de colesterol total são:

- Cortar radicalmente com os fritos! A fritura aumenta significativamente o valor calórico de qualquer alimento e as altas temperaturas a que as gorduras são sujeitas levam à sua transformação em “gorduras trans”, que aumentam o “mau colesterol” – LDL – e diminuem o “bom colesterol” – HDL;

- Diminuir o consumo de carnes vermelhas e de ovos;

- Ingerir peixes ricos em ómega-3: salmão, sardinha, atum, truta

- Optar por leites e iogurtes magros;

- Aumentar a ingestão de fibra (diminuem a absorção de gorduras a nível intestinal) – sopa, legumes, saladas, fruta, leguminosas e cereais integrais.


Além destes cuidados alimentares básicos, os últimos estudos científicos têm demonstrado que alguns alimentos em específico podem ser vantajosos no combate ao colesterol, nomeadamente:

- a soja: a diminuição da ingestão de proteína de origem animal, substituindo-a por proteínas de soja pode ser muito útil na diminuição do colesterol LDL. As saponinas existentes na soja diminuem a absorção intestinal de colesterol e aumentam a sua excreção através dos ácidos biliares.

- a aveia: alguns estudos demonstram que o farelo de aveia pode diminuir a síntese hepática de colesterol.


A nível de chás, o chá verde pode ser muito útil na redução do colesterol pois contém taninos que diminuem as taxas de colesterol LDL e fortalecem as artérias e veias.

O chá de alcachofra também é muito interessante pois contém cinarina, um composto com propriedades coleréticas (estimula a produção de bílis), hepatoprotectoras (protege o fígado) e hipocolesterolemiantes (baixa os níveis de colesterol).

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Rui Cruz a 05.02.2011 às 18:12

Parar com ovos e comer peixe? Nah.

Rui

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog