Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Rubrica "Divulgar Ciência" XIII

por Sandra Almeida, em 17.07.07
Um estudo realizado pela DECO – Associação de Defesa do Consumidor – detectou falhas graves nas consultas de aconselhamento alimentar realizadas em centros de estética, institutos de beleza e ginásios.

Para a realização do estudo, a DECO enviou duas colaboradoras a 39 consultas de nutrição, sendo que uma das colaboradoras era obesa e pretendia perder 20 kg rapidamente e outra era muito magra mas, mesmo assim, pretendia perder 4 kg.

Ao contrário do que seria a atitude correcta, metade dos profissionais corresponderam às expectativas da cliente obesa, não alertando para os perigos de um emagrecimento demasiado rápido. Em relação à cliente muito magra, a maioria dos profissionais aconselhou uma dieta em vez de a convencer de que não precisava perder peso.

Além disso, muitas das dietas aconselhadas eram desequilibradas e até perigosas!

Se pretender perder peso, tenha o cuidado de procurar um nutricionista credenciado, de forma a perder peso de forma saudável e segura.



A Associação Portuguesa de Podologia realizou esta semana em Lisboa um rastreio gratuito aos pés. Este rastreio já foi realiado em Braga e seguirá agora para o Algarve. O objectivo é sensibilizar para a saúde dos pés e fazer o despiste de doenças podológicas, tais como o pé-de-atleta que afecta mais de dois milhões de portugueses.

Aqui ficam alguns conselhos dos podologistas: Secar sempre bem os pés, principalmente entre os dedos, usar meias de fibras naturais como seda ou algodão, manter os pés limpos, usar chinelos em instalações públicas como piscinas ou balneários e, fundamentalmente, examinar regularmente os pés.



Um estudo realizado na Suécia avaliou os efeitos do exercício físico em ratinhos deprimidos e concluiu que a prática de exercício físico estimula o crescimento de novas células cerebrais, o que pode ser importante no tratamento da depressão.

Esta descoberta veio confirmar vários estudos anteriores que afirmam que o exercício físico tem efeitos antidepressivos.



Um estudo publicado na revista científica “Nature Medicine” concluiu que uma alimentação rica em ácidos gordos ómega 3 ajuda a prevenir várias doenças oftalmológicas, nomeadamente as dificuldades visuais que afectam os bebés prematuros e a retinopatia diabética.
Os ómega 3 podem ser encontrados nos peixes, principalmente o salmão, a cavala e a sardinha.


Sugestão para uma semana saudável: Faça pelo menos 4 refeições de peixe por semana.

Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De marie a 01.08.2007 às 21:02

Parabéns, Doutora, pelo seu blog!Estou a ser acompanhada por um nutricionista e considero que é fundamental quando se pretende emagrecer com saúde!
Sem imagem de perfil

De marie a 08.08.2007 às 17:12

Obrigada pela visita e comentário!
bjs

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog