Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Um segundo na boca...

por Sandra Almeida, em 20.09.10
Um estudo recentemente publicado no Journal of Nutrition and Metabolism, demonstrou que curtos períodos de excessos alimentares podem ter efeitos a longo prazo!

Nesse estudo, um grupo de indivíduos com peso saudável submeteram-se durante 4 semanas a um aumento de cerca de 70% na sua ingestão calórica, com limite de actividade física.
Durante esse período, houve um aumento ponderal médio de 6,4kg.

Um ano após este período de intervenção, os indivíduos já tinham recuperado o peso ganho. No entanto, a sua percentagem de massa gorda era superior ao valor inicial e superior aos valores do grupo de controlo.

Isto sugere que curtos períodos com uma alimentação hipercalórica e diminuição da actividade física, podem ter efeitos a longo prazo na composição corporal, dificultando o posterior controlo do peso, mesmo com uma alimentação adequada.


Para quem pretende perder ou controlar o seu peso, é importante esquecer a teoria do "compenso depois"! Uma refeição mais calórica esporadicamente é sempre permitida, mas os excessos durante uma ou duas semanas seguidas (ex. férias, Natal, etc) podem ter efeitos significativos a longo prazo!

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog