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Ficar em forma para o Verão

por Sandra Almeida, em 17.04.08
Com o aproximar do Verão, começam a surgir os mais diversos métodos de emagrecimento rápidos e milagrosos!

Mas não se deixe enganar... Os suplementos alimentares, vulgarmente designados produtos naturais, podem ser uma boa ajuda no processo de emagrecimento, mas os alicerces deste processo devem ser obrigatoriamente uma alimentação equilibrada e exercício físico!


Aqui ficam algumas sugestões da Direcção Geral da Saúde:

1 - Faça uma alimentação o mais variada possível.

2 - Tome sempre o pequeno-almoço.

3 - Inicie o seu dia com leite ou seus derivados, pão escuro ou cereais integrais e fruta fresca.

4 - Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer.

5 - Reduza o seu consumo total de gordura, em especial da gordura saturada (existente principalmente em produtos de origem animal). Diminua a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, e o consumo de alimentos com elevado teor de gordura.

6 - Não utilize gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados. Durante o processamento culinário a altas temperaturas (ex. fritura), ocorre a degradação da gordura e a formação de compostos cancerígenos, evite cozinhar mais do que 2 vezes com a mesma gordura.

7 - Priviligie sempre o consumo do azeite em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar, como para temperar os pratos.

8 - Aumente o seu consumo de hortaliças, frutas e legumes! Inicie sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes. Faça destes alimentos um acompanhamento assíduo do seu prato. Como sobremesa prefira a fruta. Nos intervalos entre as refeições, “engane” a fome comendo uma peça de fruta e outro alimento (ex.: pão ou um iogurte...).

9 - Evite ingerir açúcar e produtos açucarados e não adicione açúcar ao leite, chá ou café.

10 - Consuma de preferência peixe e carnes magras (ex.: aves ou coelho).O peixe e as carnes brancas fornecem a mesma quantidade de proteína que as carnes vermelhas (ex.: carne de vaca ou de outros mamíferos), com a vantagem de terem menor quantidade de gordura.

11 - Diminua o consumo de sal! Reduza a quantidade que usa para a confecção dos alimentos, opte por ervas aromáticas e especiarias. Não adicione sal fino aos pratos já confeccionados e evite o consumo de alimentos muito salgados.

12 - Evite os fritos e prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos e grelhados! Nos alimentos grelhados não consuma as partes queimadas.

13 - Beba água simples em abundância ao longo do dia! Chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água! Evite os refrigerantes e bebidas artificiais de sumo de frutos, pois estas bebidas são ricas em açúcar.

14 - Se consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação! Mulheres grávidas, crianças e jovens até aos 17 anos não devem consumir nenhuma porção de álcool!

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