Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma notícia do Jornal de Notícias de hoje vem reforçar o que eu já tinha dito em relação à falta de nutricionistas no Sistema Nacional de Saúde:

"Muito poucos nutricionistas no SNS"

Para cada 183 mil portugueses há apenas um nutricionista nos centros de saúde, número que estes profissionais consideram manifestamente insuficiente para prevenir e combater doenças como a obesidade.

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo, para 86 centros de saúde existem dois nutricionistas, de acordo com dados deste mês divulgados à agência Lusa pela Associação Portuguesa de Nutricionistas.

"O número de nutricionistas a trabalhar nos centros de saúde de Portugal Continental mostra uma perfeita desgraça", comentou a presidente da Associação, Alexandra Bento.

Por seu lado, o nutricionista João Breda salientou a importância destes profissionais nos centros de saúde para ajudar a combater a obesidade. "É uma forma de ajudar os obesos e de combater a epidemia da obesidade e de prevenir novos casos", disse o especialista em entrevista à Lusa.

Os números mostram que nos 356 centros de saúde existentes no Continente trabalham, em regime de contrato, avença ou no quadro, apenas 52 nutricionistas.

A região Norte é a mais favorecida com 38 profissionais em 101 centros de saúde, um facto explicado por ser no Porto que, até há pouco, havia o único curso superior de Nutrição."

Um nutricionista para cada 183 mil portugueses!!! Dá que pensar...

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog