Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma notícia do Jornal de Notícias de hoje vem reforçar o que eu já tinha dito em relação à falta de nutricionistas no Sistema Nacional de Saúde:

"Muito poucos nutricionistas no SNS"

Para cada 183 mil portugueses há apenas um nutricionista nos centros de saúde, número que estes profissionais consideram manifestamente insuficiente para prevenir e combater doenças como a obesidade.

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo, para 86 centros de saúde existem dois nutricionistas, de acordo com dados deste mês divulgados à agência Lusa pela Associação Portuguesa de Nutricionistas.

"O número de nutricionistas a trabalhar nos centros de saúde de Portugal Continental mostra uma perfeita desgraça", comentou a presidente da Associação, Alexandra Bento.

Por seu lado, o nutricionista João Breda salientou a importância destes profissionais nos centros de saúde para ajudar a combater a obesidade. "É uma forma de ajudar os obesos e de combater a epidemia da obesidade e de prevenir novos casos", disse o especialista em entrevista à Lusa.

Os números mostram que nos 356 centros de saúde existentes no Continente trabalham, em regime de contrato, avença ou no quadro, apenas 52 nutricionistas.

A região Norte é a mais favorecida com 38 profissionais em 101 centros de saúde, um facto explicado por ser no Porto que, até há pouco, havia o único curso superior de Nutrição."

Um nutricionista para cada 183 mil portugueses!!! Dá que pensar...

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui Luís Lima a 26.03.2007 às 07:58

olá

se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

paula e rui lima
Sem imagem de perfil

De rabelo a 24.04.2007 às 01:20

Sou proprietário de uma academia de musculção a dois anos o que me fez ter um contato com os profissionais da area de saúde alem da capacidade de administrar e desenvolvimento da capacidade de relacionamento interpessoal, por isso quero trabalhar em uma cidade de grande porte para assim aumentar minha experiencia como nutricionista! Tenho total disponibilidade para trabalhar.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog