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Dicas de culinária saudável

por Sandra Almeida, em 02.04.12



Uma das grandes dificuldades para quem quer mudar os seus hábitos alimentares é, sem dúvida,
saber cozinhar de forma saudável!
Nos dias de hoje, estamos sempre ocupadíssimas com o trabalho, as tarefas domésticas, as saídas
com os amigos, os momentos a dois, a esteticista, a consulta no médico... E quem já tem filhos
então é que sente mesmo que não tem tempo nem para respirar!
No meio de tudo isto, há que arranjar tempo para as refeições e para a preparação das refeições e a
tentação é sempre recorrer ao que for mais rápido e com o menor trabalho possível:
− jantar fora
− trazer comida do take away
− aquecer uma pizza ou outras comidas pré-confeccionadas
− comer sandes
− estrelar uns ovos
− …


Como é óbvio, com o passar do tempo a repetição destes hábitos começa a ter consequências a nível
de peso, de celulite e até de problemas de saúde...

Mas é possível comer de forma saudável, sem perder muito tempo nem muito dinheiro :)

O primeiro truque é: SOPA DE LEGUMES!!!

A sopa não é rápida de confeccionar mas ninguém precisa fazer sopa todos os dias! Ao fim-de-
semana ou num dia em que tenham mais tempo disponível, façam um panelão grande de sopa e
podem guardá-la no frigorífico durante 4 a 5 dias ou até congelá-la em pequenas doses :)
E não digam que não sabem fazer sopa porque é a coisinha mais simples de cozinhar: é só colocar
os legumes todos numa panela (de preferência panela de pressão para ser mais rápido), cozê-los e
depois triturar com a varinha mágica :)
Eu pessoalmente gosto de colocar na base da minha sopa: xuxu, nabo, cenoura, cebola, alho, couve-
flor e abóbora. Depois de ter a base da sopa pronta, gosto de ter algo para trincar, por isso adiciono
espinafres, agriões ou feijão-verde ou qualquer outro legume! Coloco também um pouco de sal (o
mínimo possível) e um fio de azeite e está a sopa pronta ;)

O segundo truque é: ter sempre SALADAS ou LEGUMES para acompanhar!!!

As saladas podem ser daquelas que se compram embaladas sem qualquer problema! É claro que
fica mais caro e que perdemos sempre alguma qualidade nutricional, mas quando queremos ser
rápidas, são uma excelente opção.
Basta cozer uma pequena quantidade de massa (eu adoro as espirais coloridas) e depois juntar
a salada com a massa e uma fonte de proteína: ovo, atum ao natural, delícias do mar, frango ou
perú desfiado, etc, e está uma refeição pronta! Para temperar: um fio de azeite e muitas ervas
aromáticas :)

PS. As saladas não precisam ser só alface! Podem optar por exemplo por rúcula, couve roxa, canónigos, agriões, cenoura ou milho para terem variedade!

Quando o tempo frio não torna apetecíveis as saladas, podemos sempre optar por cozinhar os
legumes.
Podemos sempre simplesmente cozer cenoura, couve-flor, couve-de-bruxelas, feijão-verde,
bróculos, espinafres, etc ou podemos inventar um pouco e saltear em azeite para tornar os legumes
mais saborosos :)

Aqui o truque é ter uma frigideira anti-aderente de boa qualidade para colocar pouco azeite sem que
os legumes colem à frigideira ;)

Experimentem o seguinte:
Numa frigideira colocam um pouco de azeite, cebola, alho, courgette, alho francês e, em pequenas
quantidades, pimentos vermelhos, verdes e amarelos. Deixem refogar os legumes em lume brando e
depois coloquem um bife de frango ou perú cortado aos quadradinhos e deixem cozinhar. No final,
adicionem Ervas de Provence, tapem a frigideira e deixem a descansar 10 minutos. À parte, façam
uma pequena quantidade de arroz branco ou massa esparguete ou espirais para acompanhar com os
legumes com frango. E está mais uma refeição pronta :)

Agora fico a aguardar as vossas sugestões e os vossos truques para refeições rápidas e saudáveis :D

  - Este post faz parte da Rubrica O sabor do Bem-Estar do Beleza q.b. by Su Ferreira. O próximo post da Rubrica sai já amanhã e será sobre a celulite!



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