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Harvard proíbe leite????

por Sandra Almeida, em 11.01.14

Será que custa muito ler antes de escrever títulos de notícias alarmantes e passar falsas informações?

 

O leite e derivados continuam a ser referidos neste guia alimentar, sendo apenas referida a necessidade de limitar a sua ingestão a uma ou duas porções diárias.

 

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Aspartame: seguro ou perigoso?

por Sandra Almeida, em 09.01.14

Os adoçantes já foram vistos como grandes heróis na luta contra a obesidade mas são constantemente alvo de estudos que alertam para os perigos da sua ingestão!

 

Por esse motivo, a European Food Safety Authority reavaliou o aspartame em 2013 e concluiu que este é seguro para consumo humano.

Concluiu também que essa segurança se adequa também no caso de gravidez.

 

Mesmo assim, há sempre as teorias da conspiração sobre lobbies da indústria e há até quem pense que o cancro é potenciado propositadamente para controlo populacional...

 

 

Fonte: http://www.eufic.org/page/pt/show/latest-science-news/page/LS/fftid/EFSA_conclude_aspartame_and_its_breakdown_products_are_safe_for_human_consumption_at_current_intake_levels/

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Dedicado a mulheres maduras :)

por Sandra Almeida, em 06.01.14

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Diabetes? Coma chia!

por Sandra Almeida, em 05.01.14

Já ouviu falar de sementes de chia? Se não, procure-as nas zonas dietéticas dos hipermercados ou em qualquer loja de produtos dietéticos e experimente! Principalmente se for diabético.

 

Está cientificamente comprovado que as sementes de chia reduzem a glicemia após a refeição e diminuem a tensão arterial em diabéticos tipo 2.

 

Deixo-lhe como sugestão a minha forma preferida de as ingerir:

 

- iogurte natural não açucarado

- compota caseira (na foto de abóbora)

- sementes de linhaça

- sementes de chia

 

Misturar tudo e devorar ao pequeno-almoço ou numa refeição intercalar ;)

 

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Dormir emagrece?

por Sandra Almeida, em 04.01.14

Quando se fala em emagrecer, pensa logo em muita actividade física, muito suor e muito esforço?

 

Pois saiba que estar sossegadinho a dormir também facilita o processo de emagrecimento!

 

Um estudo publicado no final de 2013 relacionou a sensação de saciedade e a ingestão calórica com a duração de sono em homens com excesso de peso.

Concluiram que aqueles que dormem menos sentem menos saciedade, apesar de isso não afectar o total de calorias ingeridas.

 

Neste estudo não encontraram uma relação directa entre dormir menos e comer mais, mas todos sabemos o que vai acabar por acontecer quando não nos sentimos saciados: cair em tentações mais calóricas. Por isso, tente dormir no mínimo 6 horas por noite e encontre estratégias para que esse sono seja profundo e relaxante :)

 

Fonte: http://www.nature.com/ejcn/journal/v67/n12/abs/ejcn2013204a.html

 

 

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Dieta mediterrânica e depressão

por Sandra Almeida, em 04.01.14

Foi largamente noticiado que a dieta mediterrânica foi classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade, mas os seus benefícios continuam a ser estudados e aprofundados.

 

Um estudo de 2013 publicado no European Journal of Clinical Nutrition realizado na Austrália, concluiu que praticar uma dieta mediterrânica pode ajudar a prevenir os sintomas depressivos em mulheres de meia idade.

 

Legumes, fruta, frutos secos, leguminosas, cereais integrais, azeite, muito peixe e quantidades moderadas de vinho são algumas das características de uma alimentação saudável tipicamente mediterrânica.

 

Vamos afastar de nós a depressão neste início de 2014? ;)

 

 

Fonte: http://www.nature.com/ejcn/journal/v67/n1/pdf/ejcn2012193a.pdf

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