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Nutrir o seu cabelo

por Sandra Almeida, em 22.11.11
Aquilo que comemos afecta a saúde e beleza do nosso cabelo. Para tornar o cabelo mais forte, bonito e com menos queda é importante garantir que não existem determinadas carências na alimentação diária:

- proteínas – os aminoácidos são a matéria-prima do cabelo, logo é fundamental ter uma alimentação com adequados níveis proteicos. Inclua carne, peixe, ovos e lacticínios na sua dieta. Se seguir uma alimentação vegetariana, utilize alimentos ricos em proteínas de origem vegetal (soja, feijão, lentilhas).

- ácidos gordos essenciais – hoje em dia a gordura é vista como um grande inimigo da saúde e do controlo do peso, mas nem todas as gorduras são más e o nosso organismo também necessita de gordura. Para diminuir a queda de cabelo, devemos evitar as gorduras trans (fritos, margarinas, bolachas e alimentos muito processados) e preferir alimentos ricos em ómega-3 e ómega-6 (peixes gordos, frutos secos e sementes de sésamo, linhaça ou girassol). As gorduras trans podem interferir com os níveis hormonais, provocando maior queda de cabelo.

- vitaminas e minerais – a vitamina A, as vitaminas do complexo B e a vitamina C, o zinco e o ferro são essenciais para um cabelo saudável. Para garantir que a nossa alimentação diária tem todas as vitaminas e minerais que necessitamos basta pensar em côr! Por norma, os alimentos coloridos são muito ricos do ponto de vista nutricional, logo as refeições principais devem incluir sempre saladas cruas ou legumes cozidos variados e coloridos (ex. alface, tomate, cenoura, couve-roxa, feijão-verde, bróculos) e devemos comer cerca de 3 peças de fruta variadas por dia.

Além destes cuidados, a hidratação é fundamental para a saúde do cabelo, nomeadamente na prevenção da caspa. Devemos beber entre 1,5L a 2L de água diariamente. Em alternativa à água, podem ser utilizadas diversas infusões, com o cuidado de não lhes adicionar açúcar.
A infusão de cavalinha é remineralizante, logo fortalece e dá brilho ao cabelo.

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